Publicado por : Beton segunda-feira, 29 de agosto de 2011




Obra: A Divina Comédia
Época: Foi escrita entre 1307 e 1321
Local: Itália
Resumo da Obra: Divina Comédia é a obra prima de Dante Alighieri, concluindo-a pouco antes de sua morte (1321). Escrita em italiano, a obra é um poema narrativo rigorosamente simétrico e planejado que narra uma odisséia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Dante, o personagem da história, é guiado pelo inferno e purgatório pelo poeta romano Virgílio, e no céu por Beatriz, musa em várias de suas obras. O poema chama-se "Comédia" não por ser engraçado mas porque termina bem (no Paraíso). Era esse o sentido original da palavra Comédia, em contraste com a Tragédia, que terminava, em princípio, mal para os personagens.

Dante Alighieri (Florença, 1º de junho de 1265 — Ravenna, 13 ou 14 de Setembro de 1321) foi um escritor, poeta e político italiano. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta"). Seu nome, segundo o testemunho do filho Jacopo Alighieri, era um hipocorístico de "Durante". Nos documentos, era seguido do patronímico "Alagherii" ou do gentílico "de Alagheriis", enquanto a variante "Alighieri" afirmou-se com o advento de Boccaccio.

Aqui está uma obra que deveria figurar na "cesta básica" de qualquer estudante. E não apenas por ser a famosa "Comédia" de Dante Alighieri, a que os pósteros houveram por bem acrescentar, por seus méritos tantos, "A Divina". É uma excelente obra renascentista que eu recomendo.



(4Shared - 2MB)


{ 3 comentários... veja os comentários abaixo Comentários }

  1. Está traduzido Beton?

    ResponderExcluir
  2. Sim, está traduzido para o português este, pode baixar :) Abraços

    ResponderExcluir
  3. Uma obra prima, contos inusitados, vocabulário complexo.
    Obrigado pelo link

    ResponderExcluir

- Copyright © Blog Intelly - Intelly Soluções Inteligentes